Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Playstation e Xbox 360 Qual o Melhor ?


RIO - A guerra pelo, é..., segundo lugar no mercado de consoles de videogame teve mais uma batalha disputada nessa semana. Dessa vez o combate se deu no campo das palavras, com representantes da Sony e da Microsoft discutindo quem terá a plataforma de maior sucesso nessa geração. Depois do Wii, é claro. (Vote: Qual videogame você tem em casa? )
A primeira cartada foi dada por Kazuo Hirai, CEO da Sony Computer Entertainment, que declarou à revista "Official PlayStation" que "falta longevidade" ao Xbox 360. O que justificaria a declaração é o fato da Microsoft nunca ter mantido um console no mercado por mais de cinco anos, enquanto a Sony já se comprometeu com um ciclo de vida de 10 anos para o PlayStation 3.
- A não ser que as coisas vão muito mal, não há possibilidade de no fim do ciclo nosso competidor ter uma base instalada maior - disse Hirai.
O Xbox 360 vende hoje cerca de duas vezes mais que o PlayStation 3. O Wii, no entanto, é a maior sensação dessa geração de consoles. Apesar do hardware inferior, analistas apontam o inovador Wiimote e o foco em jogos mais casuais e "família" como os grandes motivos do sucesso do videogame da Nintendo. O Wii já vendeu 34,55 milhões de unidades no mundo, até o último mês de novembro, além de 2,15 milhões apenas em dezembro.
Ainda assim, Hirai defende que a Sony vai "continuar com a liderança oficial da indústria". Só que para sustentar essa declaração é preciso ignorar solenemente o estrondoso sucesso do console da Nintendo.
- (A Sony não) vê o Wii como um adversário, uma vez que eles operam em outro mundo e nós operamos apenas no nosso mundo - justifica o CEO.
Para Microsoft, serviços e software decidirão console vencedor
Além disso é claro que a provocação do executivo da Sony não ficou sem resposta. Aaron Greenberg, diretor de produto do Xbox 360, disse ao site thebitbag.com que a declaração de Hirai soa como o discurso de "uma velha empresa de hardware que está confortável com sua posição no mercado".
Para Greenberg o vencedor nessa geração de produtos não será definido pelas especificações de hardware, mas sim pela capacidade de inovação em software e serviços online.
- E esse é o tipo de negócio que está no nosso DNA e francamente nos dá vantagem na guerra dos consoles - argumenta ele.
O diretor da Microsoft aposta em inovação, numa biblioteca de jogos mais ampla e na oferta de mais serviços online. Ele cita dados do NPD indicando que o Xbox 360 já tem uma base instalada com sete milhões de unidades a mais do que o PS3. Greenberg diz também não imaginar nenhuma cenário no qual o console da Sony possa alcançá-los.
- Na verdade mesmo que as vendas atuais do PS3 dobrassem e as nossas permanecessem nos níveis atuais, ainda assim eles não conseguiriam eliminar a diferença até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário